A posição geográfica do Brasil, com a proximidade da linha do Equador, garante ao país grande incidência de raios solares durante todas as estações do ano, em todo o território nacional. Com esse potencial para gerar eletricidade a partir do Sol, a energia solar é uma alternativa inteligente, sustentável e econômica.

Em agosto do ano passado, o governo brasileiro zerou os impostos de importação de diversos equipamentos de energia solar até o final de 2021, tornando as instalações ainda mais acessíveis. As tarifas de importação para módulos solares eram de 12%, enquanto as de inversores eram de 14%.

O custo de instalação de um sistema fotovoltaico residencial fica, em média, entre R$ 15 mil a R$ 30 mil, com um retorno do investimento para o consumidor em um período de quatro anos a seis anos, segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). As taxas de financiamento variam de acordo com o banco ou instituição financeira escolhida, assim como o prazo de financiamento, que pode ser de 24 meses e chegar até 72 meses.

Uma alternativa inteligente

A energia solar fotovoltaica térmica estão entre as principais escolhas para quem deseja fazer parte de uma economia verde e economizar na conta de luz. A diferença fundamental entre elas é que a primeira produz toda a eletricidade necessária para uma casa ou estabelecimento, enquanto a segunda é usada apenas para aquecimento. Entretanto, ambas oferecem facilidade de instalação e custos mais acessíveis para investimento.

Por ser bastante comum existirem dúvidas sobre desses dois tipos de energia, elencamos as principais diferenças entre elas. Confira:

Energia fotovoltaica

A energia solar fotovoltaica é produzida pela conversão direta de raios solares em eletricidade. Os painéis fotovoltaicos, geralmente instalados em telhados ou mesmo no solo, são compostos por um material semicondutor de energia, normalmente o silício.

O sistema fotovoltaico não exige um ambiente com alta radiação para funcionar. No entanto, a quantidade de energia produzida depende da quantidade de nuvens no céu, ou seja, quanto menos nuvens houver, maior será a produção de eletricidade.

As placas fotovoltaicas podem ser utilizadas para geração de energia elétrica em casas, empresas, comércios, indústrias e até mesmo no agronegócio. A energia produzida pelos painéis fotovoltaicos pode ser utilizada para fazer funcionar qualquer equipamento, como televisão, geladeira, freezer, máquina de lavar roupa, lâmpadas, ar-condicionado e maquinários, entre outros.

O sistema de energia solar fotovoltaica possui uma vida útil de no mínimo 25 anos e proporciona uma economia de até 95% na conta de luz do consumidor.

On-grid x Off-grid

Nos sistemas fotovoltaicos, há duas modalidades: on-grid (sistema conectado à rede) e off-grid (sistema isolado). No primeiro caso, o consumidor produz a própria energia e gera crédito na concessionária local. Se faltar energia solar, ou a produção estiver baixa, a rede de distribuição entra automaticamente para suprir essa demanda.

Em momentos em que a produção for maior do que a capacidade de utilização, o excedente será repassado para a rede pública, gerando créditos de até 60 meses de validade para os usuários.

No sistema off-grid são usadas baterias próprias, que são responsáveis por armazenar a energia excedente produzida, alimentando o sistema nos momentos em que a produção estiver baixa.

Energia Térmica

A energia solar térmica oferece o aquecimento para o seu imóvel, mas não produz eletricidade. Ela é uma das formas mais sustentáveis de aquecer a água, seja para o banho, piscinas ou para processos industriais.

O funcionamento da energia térmica se dá por meio de coletores ou tubos a vácuo, que contêm fluidos (como água ou óleo), que captam os raios solares e transformam a radiação em calor, aquecendo a água a ser utilizada. O sistema pode ser muito útil para as empresas que precisam utilizar água quente em algum processo industrial, já que ela realiza esse trabalho causando menos poluição e trazendo mais economia.

Os aquecedores solares térmicos possuem também ou uma resistência elétrica ou um aquecedor a gás para auxiliar a atingir a temperatura ideal da água. E são capazes de reduzir em até 80% o consumo de energia relativo ao aquecimento da água.

Projetos de energia solar

Com linhas de financiamento acessíveis e preços mais atrativos, a energia solar está se tornando cada vez mais democrática, atendendo tanto grandes empresas quanto pequenas residências. Para calcular o seu projeto, tirar dúvidas sobre eficiência dos equipamentos e para a instalação do sistema é necessário contar com o auxílio de uma empresa especializada no assunto.

A empresa catarinense Topsun Energia Solar é referência no setor e líder de mercado na região. Atua em projetos de pequeno e grande porte e oferece assistência e garantia de qualidade na tecnologia empregada nos projetos.